Comunicados de imprensa

09/10/2017

A Grünenthal anuncia o lançamento do site www.dor.com.pt, destinado a doentes e profissionais de saúde, e de um novo código de avaliação da dor com recurso a imagens. As duas novas ferramentas serão apresentadas no dia 23 de setembro, pelas 17h, no Convento do Beato, em Lisboa.

De acordo com Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, “o novo código visual da dor é uma ferramenta de cariz artístico, facilitadora da comunicação entre médico e doente. O código visual permitirá auxiliar a interpretação da dor pelo doente, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes com dor crónica em Portugal”.

O novo código visual pretende representar alguns descritores de dor através de 12 imagens: ferro em brasa, formigueiro, frio gelado, beliscão no nervo, rastejar sobre a pele, facada, choque elétrico, alfinetes, espasmo agudo, dor perfurante, arame farpado e queimadura.

“Nem sempre é fácil o doente exprimir a sua dor (a dor não se vê!), o que pode ser uma barreira para o médico na compreensão da doença e no diagnóstico final. Esta nova ferramenta visual é, sem dúvida, uma mais-valia para os doentes e também para nós médicos, que tentamos diariamente compreender e avaliar corretamente a sua dor”, salienta a médica.

O código visual da dor conta com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

O site www.dor.com.pt é composto por duas áreas distintas, uma reservada a profissionais de saúde e outra com informação destinada à população em geral. Esta pretende ser uma plataforma de apoio aos doentes, cuidadores e restante população, na medida em que vai disponibilizar informação útil sobre a doença, desde o diagnóstico ao tratamento, e onde estará disponível, para consulta, o novo código visual da dor.

Sobre a dor em Portugal

Estudos recentes revelam que os custos com a dor crónica, em Portugal, ascendem aos 4610 milhões de euros, o que corresponde a 2,7% do PIB nacional. Os gastos com dor, em Portugal, são superiores ao somatório dos gastos com a obesidade, diabetes, álcool e tabagismo. 37% da população adulta portuguesa sofre de dor crónica, sendo esta a segunda doença mais prevalente em Portugal, apenas ultrapassada pela hipertensão arterial.

Sobre a Grünenthal

O Grupo Grünenthal é uma empresa farmacêutica internacional de investigação, familiar e independente, com sede em Aachen.

Somos especialistas empreendedores oferecendo verdadeiros benefícios aos doentes.

Ao investir de forma sustentável e acima da média da indústria farmacêutica na investigação e no desenvolvimento, assumimos um compromisso com a inovação de forma a responder às necessidades médicas ainda não satisfeitas e criando produtos com valor acrescentado para o mercado. Somos uma empresa totalmente focada na investigação e no desenvolvimento, com uma vasta experiência no fabrico de medicamentos inovadores para o tratamento da dor e tecnologias de última geração para os doentes.

O Grupo Grünenthal está representado em 32 países com filiais na Europa, Austrália, América Latina e Estado Unidos da América. Os nossos produtos são vendidos em 155 países. No Grupo Grünenthal trabalham, em todo o mundo, aproximadamente 5.300 colaboradores.
Em 2014, a Grünenthal atingiu um volume de negócios de 1.154 mil milhões de euros.

Mais informações em www.grunenthal.com & www.grunenthal.pt