Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor navegação neste website. Para mais informações pode consultar a nossa política de cookies. Pode também consultar a nossa declaração de privacidade: Mais Informações

Para o site

Farmacovigilância | Sobre nós | Grünenthal S.A.
;

Farmacovigilância

Um dos princípios fundamentais da Grünenthal é a segurança dos doentes

Temos como objectivo minimizar os riscos dos nossos medicamentos ao mesmo tempo que procuramos maximizar os seus benefícios, de forma a melhorar a saúde e qualidade de vida dos doentes.

A Farmacovigilância na Grünenthal tem como missão assegurar que a informação de segurança dos nossos medicamentos é sistematicamente recolhida a nível mundial, e processada de acordo com procedimentos éticos e deontológicos, obedecendo a elevados níveis de qualidade, de modo a prestar aos profissionais de saúde a informação correcta e mais actualizada sobre a segurança dos medicamentos Grünenthal e aos doentes medicamentos em que podem confiar.

A monitorização de segurança abarca todo o ciclo de vida do medicamento, não estando confinada a novos fármacos ou novas soluções terapêuticas, tem também um papel importante nos medicamentos genéricos e no acompanhamento de medicamentos mais antigos disponíveis no mercado, para os quais é sempre possível detectarem-se novas evidências relativas ao seu perfil de segurança.

A comunicação espontânea das reacções adversas com os medicamentos permite a detecção de efeitos adversos mais raros ou específicos de determinadas raças, regiões geográficas ou contextos clínicos diversos.

O que notificar?

Por favor, contacte-nos em qualquer uma das situações descritas em baixo:

  • Se suspeita de um efeito adverso associado a qualquer um dos nossos medicamentos
  • Se verificou uma destas situações (independentemente de ter ou não existido algum efeito adverso):
    - erro de medicação ou dispensa
    - síndrome de abstinência
    - suspeitas de transmissão de agente infeccioso
    - uso de um dos nossos medicamentos durante a gravidez ou aleitamento
    - uso pediátrico de um dos nossos medicamentos
    - falta de eficácia associada a um dos nossos medicamentos
    - interacção medicamentosa com um dos nossos medicamentos
    - sobredosagem com um dos nossos medicamentos
    - abuso ou uso indevido com um dos nossos medicamentos
    - exposição ocupacional
  • Se tiver alguma reclamação relativa à qualidade do produto (por exemplo, comprimidos partidos, alteração da cor do medicamento, etc.)

Como notificar?

As notificações de reacções adversas de medicamentos Grünenthal podem ser efectuadas através do envio da informação para os seguintes contactos:

E-mail: drugsafety.pt@grunenthal.com

Formulário de notificação: https://drug-safety.grunenthal.com

Telef: 21 472 63 00
Fax: 21 471 09 10

Protecção de dados pessoais

Por força de legislação comunitária em vigor e do Decreto-lei 176/2006 de 30 de Agosto, na sua versão atual, a Grünenthal, S.A tem a obrigação de comunicar ao INFARMED ou à EMA qualquer reação adversa à utilização de um medicamento seu, de que tenha conhecimento.

Para que possamos proceder a essa comunicação necessitamos que nos dê diversa informação sua, incluindo alguns dados de saúde, os quais ficarão registados na nossa base de dados de farmacovigilância, sendo ainda comunicados ao INFARMED e/ ou EMA.
Para além disso, e uma vez que a Grünenthal, S.A faz parte do Grupo internacional Grünenthal, transferimos ainda os seus dados para a Grünenthal GmbH (casa-mãe do Grupo Internacional), com sede na Alemanha, a qual procura recolher informação sobre reações adversas aos medicamentos comercializados por todas as suas filiais para que possa prestar um melhor serviço aos doentes, procurando não incluir informação identificadora.
Nos termos da legislação de proteção de dados vigente, a Grünenthal, S.A está disponível para esclarecer qualquer pedido de informação que tenha relativo aos seus dados e permite-lhe ainda a consulta e retificação dos mesmos, assim como a eliminação dos dados que não sejam necessários para cumprimento de obrigações legais, através de contacto para o e-mail Dataprivacy.pt@grunenthal.com
Informamos ainda que lhe assiste direito de queixa junto da autoridade de controlo competente – CNPD.

Unidade de Farmacovigilância

Grünenthal, S.A., Departamento de Farmacovigilância
Alameda Fernão Lopes, nr. 12-8ºA
1495-190 Algés - Portugal
Telefone: 21 472 63 00
Fax: 21 471 09 10

As notificações de reacções adversas de medicamentos Grünenthal podem ser efectuadas através do envio da informação para os seguintes contactos:

... drugsafety.pt@grunenthal.com
 
Vai sair do site da Grünenthal S.A. Portugal.
Está neste momento a abandonar o site da Grünenthal S.A. Portugal e a aceder a um site externo. No caso de ser um site estrangeiro, este foi elaborado de acordo com a legislação local, a qual poderá apenas ser apropriada para os residentes desse país. ... Voltar ... Continuar