INTAC®

INTAC® – Nova formulação com mecanismo de segurança

Intac® Formulação com mecanismo de segurança

A solução para o problema do abuso de opiáceos fortes não passa pela sua retirada do mercado, mas sim pela criação de mecanismos que dificultem o seu consumo abusivo e, por conseguinte, pela redução da sua má utilização. Uma solução lógica é o desenvolvimento de uma formulação com mecanismo de segurança (INTAC®).

O abuso de opiáceos de prescrição médica é um problema bastante conhecido, nomeadamente nos Estados Unidos da América. Em particular, a introdução de formulações de libertação controlada em doses elevadas – com o objectivo de melhorar o tratamento e controlo da dor crónica e o cumprimento terapêutico do doente – originou um aumento não só deste tipo de abuso de substâncias, como também da mortalidade a ele associada.

Todavia, os opiáceos fortes continuam a ser fármacos importantes e úteis para o tratamento de doenças como a dor intensa crónica. É importante garantir aos doentes que necessitem deste tratamento a continuação do acesso a tais substâncias. Por conseguinte, a solução para o problema do abuso de opiáceos fortes não passa pela sua retirada do mercado, mas sim pela criação de mecanismos que dificultem o seu consumo abusivo e, por conseguinte, pela redução da sua má utilização. Uma solução lógica é o desenvolvimento de uma formulação com mecanismo de segurança (INTAC®) que dificulte o consumo abusivo desses fármacos, dado ser mais difícil abri-los à força, tornando-se, assim, menos aliciantes para a sua má utilização.