Sabia que...?

A patente para uma molécula é submetida numa fase inicial do desenvolvimento e permanece válida durante 20 anos. Após este período, é permitido a outras empresas comercializarem o mesmo fármaco com um nome diferente, constituindo o que se designa um medicamento genérico. Deste modo, poupam o dinheiro da investigação e do desenvolvimento e conseguem, portanto, oferecer o mesmo medicamento a preços inferiores do que a companhia que originalmente desenvolveu o fármaco.

Farmacologia

Forma e efeito

A farmacologia encontra-se dividida em farmacodinâmica e farmacocinética. A farmacodinâmica analisa como, onde e quando é que se obtém um efeito farmacológico, ou seja, o mecanismo de acção e a relação dose-efeito da potencial substância activa. A farmacocinética, por outro lado, lida com o efeito do organismo na substância activa. Nesta fase são analisadas a absorção da substância, a sua distribuição no corpo, a sua metabolização e a sua excreção.

Antes que uma potencial substância activa possa entrar na fase clínica, é desenvolvida a forma farmacêutica adequada na galénica. Nesta fase, os investigadores também descobrem excipientes e material de embalagem adequados, analisam a estabilidade da substância e desenvolvem o processo de fabrico.

Com a ajuda dos testes e das análises, o número de potenciais substâncias activas foi reduzido de 10.000 para 10, que entram então na fase clínica.